Tudo o que você precisa saber sobre cidadania italiana para cônjuges


Você sabia que seu cônjuge, marido ou esposa podem obter um visto italiano para morar com você no país?

Bem, muitas pessoas me contatam e perguntam sobre a possibilidade de vir à Itália com meu marido ou esposa para reconhecer a cidadania italiana!

Eu aconselho que o cônjuge permaneça no Brasil até que complete sua cidadania, porque se esse processo exceder 90 dias, esse cônjuge deve deixar a Itália, porque não será possível emitir uma permissão di soggiorno para que ele possa continuar aqui.

Uma vez reconhecida a cidadania, o cidadão italiano poderá conceder ao cônjuge um visto italiano, a di soggiorno.

Este tipo de visto permitirá que ele viva aqui de forma completamente pacífica, desfrutando de todos os benefícios de qualquer outro cidadão, incluindo o direito à educação e ao trabalho normal.

Cidadania italiana por casamento: quem tem direito?

Antes de tudo, é importante entender quais perfis são elegíveis para o casamento italiano. Veja então: casamentos concluídos com um cidadão italiano após 27 de abril de 1983.

Eles dão ao cônjuge do requerente o direito à naturalização italiana por casamento, por exemplo:

· Na Itália: eles vivem na Itália legalmente há pelo menos 2 anos;

· Fora da Itália: você é casado há pelo menos 3 anos com seu cônjuge italiano. Se o casal tiver filhos como resultado desse casamento, o tempo que leva para entrar metade do julgamento cívico.

As mulheres que se casaram com um cidadão italiano antes de 27 de abril de 1983 têm automaticamente direito à cidadania. Só perdem a lei se o marido se tornar brasileiro antes de 19 de maio de 1975.

E quanto a casais homoafetivos?

Ora, a cidadania italiana também permite para casais do mesmo sexo.

Segundo a lei italiana 76, a Lei Crinnà (lei de união civil gay), criada em 2016, os casais do mesmo sexo podem solicitar a cidadania italiana por casamento após assinarem o relacionamento no cartório.

Não importando a orientação sexual do casal, mesmo que eles estejam em um relacionamento estável há muitos anos, o tempo para a naturalização começa com zero no casamento.

É necessário reconhecer a união na Itália?


A certidão de casamento italiana está incluída nos documentos necessários para solicitar a naturalização.

Quando o casamento é realizado apenas no Brasil (ou em qualquer outro país que não seja a Itália), é necessário solicitar a transcrição do casamento. Para isso, você deve enviar os seguintes documentos ao consulado:

• A certidão de casamento brasileira original e a fotocópia mais recente (menos de 6 meses) emitida por um tradutor juramentado foram relativamente traduzidas para o italiano. Esses documentos devem ter folhetos.

• Declaração de certificação alternativa (segunda edição) preenchida e assinada pelo cônjuge italiano;

• Identificação do cônjuge italiano;

• Comprovante de residência representando o cônjuge italiano.

Quais familiares tem este direito?


Os membros da família que têm o direito de receber a carta de soggiorno através dos cidadãos italianos são: cônjuge, filhos menores de 21 anos (incluindo os filhos do cônjuge), pais e parentes.

Outros membros da família que moram com cidadãos italianos (abaixo do ensino médio) também têm o direito de obter permissão, mas, neste caso, é por motivos familiares, dura apenas um ou dois anos e é válido apenas na Itália, irrelevante para o residente. Trate aqui.

Condição fundamental para obter a carta di soggiorno

Para a emissão da carta di di soggiorno, é essencial que o casal viva na Itália e viva com um cidadão italiano.

Isso significa que ambos devem viver sob o mesmo teto!

E bem, isso feito por meio do pedido de residência no comune.

Documentos necessários para cidadania Italiana para cônjuges?

Inicialmente para tornar a vida mais fácil para todos é um cônjuge que vem à Itália para fazer reconhecimento, apresentar uma certidão de casamento traduzida e anexá-la ao processo de reconhecimento.

Dessa forma, após o reconhecimento da cidadania, um funcionário municipal transcreve esse certificado e emite o "Certificado de Matrimonio" já em italiano, que será um dos documentos necessários para a solicitação.

Sobre essa questão, a pergunta mais comum que me foi feita foi se era melhor casar antes de deixar a Itália ou casar aqui.

Bem, é melhor já está casado no Brasil quando for para Itália.

Qual a razão disso?

Ora, a razão disso, é que no Brasil essas pessoas já estão no seu país, e bem, não existem regras e ninguém precisa modificar as leis do país para se casar.

Na Itália, uma dessas duas pessoas será estrangeira, então tudo se tornará complexo.

Confira a seguir lista de documentos para cidadania Italiana para cônjuges:

• Cópias de todas as páginas do passaporte brasileiro

• 4 fotos no formato tessera

• Uma cópia da identificação do cônjuge italiano

• Documentos que comprovem o pedido de residência na comunidade em que o local de residência reside (deve ter uma certidão de casamento italiana para que o correspondente possa aceitar os requisitos de residência do cônjuge)

• Certidão de casamento (emitida pela comuna italiana, ou traduzida e publicada no Brasil)

• Algumas perguntas exigem que os cidadãos italianos preencham este formulário para provar que vivem juntos no mesmo local.

• 1 marca da bollo (selo tem como função atestar o pagamento de um tributo devido por lei, e devido a isso existe em diversos valores.

• Além dos documentos, você também deve preencher um formulário oficial para solicitar permissão para se retirar na própria sede da polícia.

• Depois de preparar todos os documentos, basta procurar sede da polícia em sua área e depois procurar Ministério das Relações Exteriores.

Tudo isso é porque todas as etapas deste artigo são estabelecidas nos regulamentos existente, mas cada órgão público possui seus próprios procedimentos administrativos burocráticos, como:

• Existe uma questura que solicita documentos do município, enquanto outros aceitam a escrita italiana

• Certas órgões públicos aceitam apenas 2 fotos, enquanto outros exigem 4

• Vários oficiais exigem a presença de um cônjuge italiano, a maioria aceita apenas a documentação que assinou.

Como requisitar a naturalização por casamento?

No passado, esse processo era mais complicado e exigia documentação e burocracia adicionais.

No entanto, a partir de agosto de 2015, os brasileiros casados ​​com a Itália devem usar o sistema eletrônico para iniciar o processo de naturalização.

Quanto custa fazer a cidadania italiana para cônjuges?

Se você estiver na Itália, basta ir a qualquer agência postal e efetuar um pagamento de 200 euros.

No entanto, caso você estiver no Brasil, poderá pagar a taxa em qualquer banco, desde que forneça todas as informações a seguir no momento do pagamento.

Além disso, o requerente de cidadania europeia deve ser a pessoa que paga a taxa, porque seu nome deve aparecer na confirmação que será enviada ao ministério.

Quanto tempo demora?


Entre os requisitos do Brasil e da Itália, o tempo para a término do processo varia bastante.

No consulado italiano, depois que o pagamento é feito e todos os documentos necessários são enviados, são necessários 2 a 3 anos para concluir o processo.

De acordo com o regulamento do portal do consulado, os artigos 2 e 4 da Lei nº 7 de agosto de 1990 estabelecem o n. 241.

A partir da data de aceitação do pedido, todo o processo geralmente não é inferior a 730 dias.

Ao solicitar a cidadania italiana por meio de casamento na Itália, o prazo para entrega do documento final é de 6 a 12 meses. No entanto, a documentação necessária também é diferente.

E aí, ficou com alguma dúvida sobre cidadania italiana para cônjuges? Deixe seu comentário abaixo. Será um prazer responder!


0 visualização

DESEJA UM RETORNO OU UMA ANÁLISE DE DOCUEMNTAÇÃO GRATUITA?

Unidade São Paulo
Rua do Bosque, 1621 - Barra Funda
Tel: +55 11 97679-5846
E-mail: contato@infiniticidadania.com.br

PARA FALAR COM NOSSA EQUIPE 

LIGUE OU ENVIE UM EMAIL PARA:

Email: contato@infiniticidadania.com.br

Whatsapp: +551197679-5846

Unidade Itália
Sicília - Itália 
Tel: +39 391 3135561
E-mail: contato@infiniticidadania.com.br

© 2020 INFINITI CIDADANIA. Todos os direitos reservados