Como obter a cidadania Italiana

Atualizado: Abr 29


O primeiro passo para entender seu direito à cidadania italiana é simples: saber se você é descendente de um italiano e chegar até ele. Você pode começar montando sua árvore genealógica.


Cidadania Italiana: sua origem na Itália


Antes de saber se você tem direito a reconhecer sua dupla cidadania, procure falar com as pessoas da sua família, tios, tias, avós e até bisavós. Procure os mais antigos de sua família italiana. Normalmente eles têm muitas histórias para contar e poderão te dar dicas valiosas sobre a origem de sua família na Itália. Vale também dar uma olhada em documentos italianos e fotos antigas.


Busque seu sobrenome italiano


Se a sua família não tiver informações precisas vale a pena fazer uma busca dos seus sobrenomes e daqueles de seus pais e avós para saber se são de origem italiana.

Para pesquisar os sobrenomes italianos, vale dar uma olhadinha no site Cognomix. Ele está em italiano, o que pode dificultar um pouco a navegação. Mas o importante é escrever os sobrenomes na janela “cognome”, e depois clicar na lupa. Se o sobrenome for italiano aparecerá o mapa da Itália com as regiões e as cidades (comuni) onde existem famílias com o mesmo sobrenome que você procurou.

Ah! Quando for procurar por um sobrenome lembre-se que a grafia original pode ter sido alterada com o tempo. Use a criatividade e pense sempre em variações, dobrando algumas consoantes, trocando o “o” pelo “a” (ex.: Bragati, Bragatti, Andreata, Andreatta, Bellotti, Belotti).


Análise de documentos para cidadania italiana


Se você descobriu que o sobrenome de algum ascendente seu é italiano, mas ainda não conseguiu identificar quem ele é, a dica é examinar os documentos e certidões de nascimento dos seus avós. A certidão de nascimento brasileira traz informações sobre os pais e os avós (paternos e maternos) da pessoa registrada; assim, na certidão de nascimento dos seus avós você encontrará dados dos seus bisavós e trisavós! Se possível, obtenha junto ao cartório uma certidão “inteiro teor”, que é mais completa e traz dados como nome completo e nacionalidade de todos.


Pesquise a documentação em bancos de dados online


Se as informações continuarem um pouco desconexas, procure também nos sites dos museus de imigrantes espalhados pelo Brasil. Em São Paulo, o Museu da Imigração tem um enorme acervo de documentos digitalizado, com os livros de desembarque no Porto de Santos dos navios vindos da Europa. Minas Gerais também tem um site bem interessante, o do Arquivo Público Mineiro. A busca pode ser feita através do nome, sobrenome, datas, nome do navio etc.

Descoberta a existência de um italiano na sua família, para ter certeza da transmissão do direito à cidadania italiana você precisará fazer um desenho da sua árvore genealógica, com as datas aproximadas de nascimento dos seus ascendentes.

#dicasdeblog #cidadaniaitaliana #italia #documentositalianos #arvoregenealogica

0 visualização

DESEJA UM RETORNO OU UMA ANÁLISE DE DOCUEMNTAÇÃO GRATUITA?

Unidade São Paulo
Rua do Bosque, 1621 - Barra Funda
Tel: +55 11 97679-5846
E-mail: contato@infiniticidadania.com.br

PARA FALAR COM NOSSA EQUIPE 

LIGUE OU ENVIE UM EMAIL PARA:

Email: contato@infiniticidadania.com.br

Whatsapp: +551197679-5846

Unidade Itália
Sicília - Itália 
Tel: +39 391 3135561
E-mail: contato@infiniticidadania.com.br

© 2020 INFINITI CIDADANIA. Todos os direitos reservados