MITOS E VERDADES SOBRE HÁBITOS ITALIANOS

Atualizado: 14 de jul. de 2021

Algumas dicas para não passar por saia justa na Itália


1- O Italiano não gosta de tomar banho?

Ao contrário eles tomam vários banhos por dia. São as pessoas mais vaidosas, limpas e cheirosas, inclusive os homens são excepcionalmente vaidosos. MITO!


2- Os Italianos falam com as mãos?

Os gestuais durante uma conversa com um italiano são exagerados, eles falam muito com as mãos. VERDADE!



3- Os Italianos fumam muito?

Apesar dos órgãos competentes ter campanhas contra esse hábito e o número de fumantes ter caído bastante os europeus, no geral fumam muito, principalmente entre jovens. VERDADE!


4- Os Italianos adoram cumprimentar com beijos?

Eles são muito carinhosos, apesar de não parecer, eles são afáveis com pessoas próximas, com dois beijos na face do lado direito para o esquerdo. Mas se não tiver intimidade, um aperto de mãos, como cumprimento já é suficiente. MITO!


5- Eles tomam muito cappuccino?

Após as 10h muito raro. O desjejum Italiano, geralmente é em um bar e o cardápio é um café preto ou cappuccino, acompanhado de corneto (croissant), com geleia (marmelatta), tomar cappuccino após o almoço é imperdoável. MITO!


6- Eles tomam muito café?

Muito mais que os brasileiros, e o café expresso é um hábito e é diferente do nosso, são servidos apenas meia xicara e bem forte, é o nosso café curto, e no menu tem um “caffè correto”, que é um cafezinho batizado com “grappa” uma espécie de bebida alcoólica italiana. VERDADE!


7- Os Italianos são muito barulhentos?

Esse tópico diz muito respeito da minha família, que são descendentes de Italianos e falamos o idioma gritanes e berranes, mas nada igual aos Italianos, falam alto, batem porta, pisam forte é um povo sonoro, assoam o nariz alto, espirram verbalizando, falam alto ao telefone. Em volta de uma mesa então, é uma sinfonia de pratos e talheres batendo, conversas altas e risadas. Falam muito palavrões, faz parte da cultura, dão bom dia a todos que passam. E discutir é o esporte nacional. VERDADE!


8- Os Italianos odeiam ketchup e condimentos nas suas comidas?

Nossa! Falando de pizzas e seus pratos típicos é quase um sacrilégio, portanto se for comer um prato Italiano, nem peça esses condimentos, pois será uma ofensa. Use o que estiver na mesa. Usam os condimentos, somente em batatas fritas e sanduiches. Sacrilégio também é quebrar a massa para cozinhar. Não corte a massa nem para comer. VERDADE!

9- Os Italianos adoram conversar?

Mais ou Menos... vou explicar, ao Norte da Itália, são mais reservados, já ao Sul, eles amam conversar, em alguns minutos de conversa, vão contar toda sua vida e ainda o convidarão para almoçar em sua casa, você se sentirá parte da família. São muito simpáticos e adoram fazer amizade em qualquer parte e com qualquer pessoa. Nem MITO nem VERDADE!


10- Os Italianos só bebem vinho?

Durante as refeições Italianas bebem somente vinho ou água mineral. Alguns produzem suas próprias bebidas tipo um licor digestivo, limoncello ou limoncino e que costumam oferecer para as visitas. Já a água mineral é porque a água da torneira é calcária o que pode comprometer os rins. VERDADE!


11- Os Italianos sempre chamam pelo sobrenome?

Eles usam Sr. E sra. por educação, mas dependendo do lugar onde você estiver, em hotéis usam sr. e sra. e seu sobrenome, adoram sobrenomes e tem muito orgulho do sobrenome que carregam. Então para eles isso vale para todos. VERDADE!


12- No happy hour não tem somente drinks?

Todos os estabelecimentos oferecem petiscos de cortesia e não apenas bebidas. VERDADE!


13- Eles comem a salada no final?

A típica refeição italiana é composta por “primi piatti” que pode ser risoto, massa ou sopa e o “secondo piatti” que compõe carnes, aves ou peixes, que são acompanhados pelos “contorni”, acompanhamentos como legumes e vegetais. VERDADE!


14- Os banheiros são unissex?

É comum alguns estabelecimentos haver apenas um banheiro que são compartilhados por todos. VERDADE!


15- O comércio fecha para almoço?

Os comércios fecham entre 12h30 e 16h, domingos e feriados muitos estabelecimentos não abrem. E complementando o mês de agosto, alguns fecham para as férias, chamado Ferragosto que tem seu início em 15/08. Acompanhe o blog para mais informações. VERDADE!


16- Os Italianos almoçam onde der?

Eles não se importam em abrir sua marmita e comer onde der, em qualquer lugar sem o menor constrangimento. VERDADE!



17- Nos estabelecimentos não há caixas?

Na Europa, em geral em mercados, postos de gasolina, não há atendentes, frentistas e caixas para passar sua compra. No mercado você mesmo passa sua compra nos leitores de códigos de barras e faz o pagamento na própria máquina, no posto de gasolina, escolhe o combustível, controla a bomba e pagam na loja de conveniência. VERDADE!


18- Bicicletas tem para todos os lados?

Sim a maioria das pessoas se locomovem por bicicleta, além do que. Os ciclistas são muito respeitados. VERDADE!


www.infiniticidadania.com.br

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo