FERRAGOSTO VEM AÍ

Atualizado: 14 de jul. de 2021



É um feriado de verão popular na Itália, que vem do Latim Feriae Augusti (Descanso de Augusto). Surgiu no século 18 a.c.

Antes do Cristianismo era uma festa pagã, marcada pelo fim da colheita e comemoração as vitórias do imperador Augusto, também foi o dia dedicado a festa da Deusa Diana, que durou por volta de 13 dias e outras comemorações da época, como Vinalia Rustica ou a Consulaia, comemoração ao Deus Conso, divindade romana da agricultura. Era comemorada dia 1º de Agosto, mas foi transferida para dia 15 de agosto pela Igreja Católica e coincide com a festa de ascensão de Nossa Senhora ou Assunção de Maria. Juntando assim a festa laica com a católica.

A tradição da festa de Ferragosto, na época do fascismo de Mussolini e que nos 13,14,15 e 16 de Agosto, eram promovidos descontos a baixíssimo custo para que as famílias pudessem ter a oportunidade de conhecer outras cidades da Itália. Assim muitas famílias italianas puderam ver o mar pela primeira vez na vida. Os valores não pagavam alimentação, então as famílias levavam sua própria comida para a viagem e faziam picnics (pranzo al sacco), que são almoços em marmitas, lancheiras.

E essa tradição perdura até os dias de hoje.


A data significa fim de férias para uns e inicio para outros. Afinal ainda é verão na Itália.

Agosto na Itália é sinônimo de férias e muita diversão com família e amigos .

Significa almoços muito mais longos do que já o são, brincadeiras com agua, churrascos nas praias, banhos de mar a meia noite, luau (sem fogueira , pois é proibido) enfim muita festa.

Hoje o feriado de Ferragosto é o dia de verão mais importante da Itália, comemora o meio do verão italiano e marca o inicio oficial das férias na Itália. A Itália fecha até o inicio de Setembro. Muitas pessoas viajam para o campo, lagos ou costa, para escapar do calor das cidades. É comum encontrar cidades inteiras fechadas "Chiuso per Vacanze" - FECHADO PARA FÉRIAS.

É um feriado Nacional. Como as férias coincidem com a temporada turística a maioria dos museus, pontos turísticos e locais culturais permanecem disponíveis em Ferragosto.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo