• Infiniti Cidadania

Como solicitar seu reconhecimento da cidadania italiana no consulado

Atualizado: Abr 19


Boa parte das pessoas acabam por não conhecer, mas a ação judicial de solicitação de cidadania pode ser bastante longo!

Portanto, o conhecimento de como solicitar a cidadania italiana deve incluir o conhecimento de todos os procedimentos e documentação necessários!

Procurar o máximo de informações possível, assim, você será capaz de evitar sérias dores de cabeça quando o processo é avançado e até mesmo problemas de consulados.

Sem dúvida, o processo de obtenção da cidadania italiana pode levar muito tempo e até exigir uma grande dose de paciência do solicitante, mas nada que não o impeça de ter sucesso!

No entanto, o sucesso só pode ser apreciado com a aceitação de certas preocupações e detalhes!

Para ajudá-lo nesse esforço, durante este artigo, você terá a oportunidade de aprender um pouco mais sobre como obter a cidadania italiana aqui no Brasil e mesmo diretamente na Itália, se for o seu caso

No decorrer deste conteúdo, todas as fases e documentos necessários serão classificados e você estará mais preparado para lidar com cada etapa necessária.

A Fila dos consulados italianos para reconhecimento da cidadania italiana


Não existe uma razão clara para que alguns consulados têm filas tão longas, enquanto outros (como o Rio de Janeiro) têm filas rápidas.

No entanto, se você deseja reconhecer sua cidadania italiana no Brasil, consulte o site do consulado instruído para saber sua localização e verifique o tempo de espera. Dessa forma, você pode planejar e solicitar uma posição melhor na fila e preencher todas as formalidades necessárias.

Reconhecer a cidadania na Itália

Tenha em mente caso você deseje lidar com o processo na Itália, precisará morar na Itália por um período de tempo.

Portanto, considere os custos de viagem, as recomendações (se você não quiser fazer isso por si mesmo), a disponibilidade de viagens internacionais etc.

Quem tem direito a cidadania italiana?


A Itália é reconhecida como um dos países europeus com o conceito de direito de sangue (ou jus sanguini).

Isso significa que brasileiros de ascendência italiana podem solicitar dupla cidadania, independentemente de serem filhos italianos, netos, bisnetos ou até bisnetos.

O primeiro passo é determinar se você tem um ancestral nascido na Itália. Isso pode ser feito configurando sua árvore genealógica.

Não há limite de idade para se candidatar à dupla cidadania na Itália, mas existem algumas questões relacionadas a gênero, as quais serão destacadas abaixo:

• Antepassados ​​italianos do sexo masculino podem solicitar a cidadania a qualquer momento,

• É necessário que os antepassados ​​italianos tenham filhos nascidos após 1948 (de acordo com a lei italiana, somente após essa data as mulheres adquirem o direito de transferir a cidadania para seus filhos) para solicitar a cidadania,

• No caso de casamentos de mulheres com descendentes italianos, promove o direito à cidadania italiana,

• Casamentos entre homens e mulheres de origem italiana não promovem o direito à dupla cidadania, apenas para os filhos do casal que terão direito ao reconhecimento,

• Filhos nascidos em relacionamentos extraconjugais, reconhecimento de paternidade ou maternidade ou adoção de italianos têm direito à dupla cidadania,

• Não há obstáculos para que os filhos de brasileiros naturalizados italianos tenham cidadania italiana, desde que a naturalização brasileira tenha ocorrido após o nascimento dos filhos.

No ano de 2016, o casamento entre pessoas do mesmo sexo agora é permitido na Itália, que também dá direito a casais a ter a cidadania italiana.

Onde requerer a cidadania italiana?

Você pode participar do processo de cidadania italiana no Brasil ou na Itália da seguinte maneira.

No Brasil

O candidato deve primeiro entrar na fila do consulado que atende sua região! Durante essa expectativa, você deve aguardar a conexão com o consulado e organizar os documentos do processo de cidadania!

Quando o consulado liga para o solicitante, é importante que todos os documentos já possuam todas as traduções necessárias e sejam prestados.

Lembre-se também de que essa documentação deve ser incluída no cartório.

Portanto, aproveite a longa espera para organizar tudo e verifique se você não tem problemas mais tarde

Após a entrega, os documentos devem ser avaliados pelo consulado.

Depois de uma avaliação completa, o solicitante será informado da aprovação ou de quaisquer erros que precisem ser corrigidos o mais rápido possível.

Esta é uma etapa que requer muita cautela, porque todo o processo pode ser atrasado significativamente se o consulado detectar inconsistências nos documentos.

Depois da conclusão final do processo, o candidato pode ser devidamente reconhecido como cidadão italiano e agora pode emitir seu passaporte italiano.

Na Itália

Inicialmente, o solicitante deve coletar todos os documentos obrigatórios e deixá-los preparados de acordo com os parâmetros exigidos.

Em seguida, o candidato deve ir para a Itália e registrar seu local de residência lá - então ele poderá se inscrever.

Na Itália, o requerente deve aguardar uma visita oficial, na qual seu endereço será confirmado.

Após essa verificação, torna-se possível continuar o processo, ou seja, dupla cidadania!

É necessário que o requerente aguarde a resposta do consulado em relação ao certificado de emissão.

Um certificado será enviado ao local de residência indicado imediatamente após seu recebimento, o requerente deve assinar o nascimento ou, se for o caso, o casamento.

Depois de confirmar todo o processo, o solicitante poderá emitir seu cartão de identificação na Itália e também solicitar um passaporte italiano.

Quais são os documentos necessários para o processo de cidadania italiana?

Os documentos necessários variam dependendo da formação da árvore genealógica de cada família.

Quanto mais um pai estiver na árvore genealógica, mais documentos serão necessários.

Como certidão de nascimento do ancestral italiano (este documento é emitido pelo município de nascimento na Itália e pode ser substituído por uma certidão de batismo, dependendo do ano de nascimento),

Além disso, tem também a certidão de casamento de toda a linha de origem, certidão de óbito (nem sempre será necessário mostrar esse certificado, mas é melhor apresentá-lo como garantia) e último a CNN (Certidão de Naturalização de Negativa) para o seu antepassado italiano.

Quanto custa o processo?


Os custos do processo são diferentes porque as despesas incluem emissão de certidões, correção de documentos, traduções juramentadas, apostilamento e também se o processo for implementado no Brasil ou na Itália.

Em média, as pessoas interessadas em cidadania italiana gastam cerca de R $ 5.000,00 iniciando um teste no Brasil. Para pessoas que fazem pedidos diretamente na Itália, esse valor médio pode variar de R $ 15.000,00 a R $ 20.000,00.

O prazo para terminar este processo é de 7 a 12 anos para solicitações no Brasil e de 3 a 6 meses para solicitações na Itália.

Depois de concluir esse processo, os novos cidadãos italianos podem planejar emitir um passaporte italiano.

Para obter certificados on-line de qualquer registro brasileiro, basta acessar o site de registro de 24 horas e solicitar, de maneira prática e segura, os documentos necessários para iniciar o processo de reconhecimento da cidadania italiana.

O consumidor mostra o endereço em que deseja receber o certificado e, dentro de um período especificado, o certificado é entregue em endereços nacionais e internacionais.

Cidadania em outros Consulados ou Embaixadas Italianas pelo mundo

Certamente você pode confirmar sua nacionalidade italiana em outros países se tiver uma residência confirmada.

As regras são as mesmas, mas cada consulado tem uma maneira diferente de trabalhar, uma forma no idioma local, além do italiano, um tempo de espera diferente.

Nesse caso, acesse o site da embaixada ou consulado relevante ou entre em contato diretamente com ele para obter mais informações.

E aí, ficou com alguma dúvida sobre como solicitar seu reconhecimento da cidadania italiana via consulado? Deixe seu comentário abaixo. Será um prazer responder!

9 visualizações0 comentário