COMO MORAR NA ITÁLIA


Quem visitou se apaixona e não raro, quer morar lá.

Tem boa comida, paisagens belíssimas, arte e cultura por todos os lados.

Um país que encanta os olhos e o coração, que vive num ritmo diferente.

Tem Itália para todos os gostos, o frenesi das grandes cidades de Roma, Milão. Uma vida mais calma e sossegada, vai para Úmbria, Toscana. Aventuras, pode viver na Calábria. E todas elas com um quesito indiscutível, em comum "o charme".

O que é preciso para morar na Itália?


Primeiro o visto de residência e Permesso di Soggiorno. Se você pretende viver uma temporada ou permanentemente na Itália, pode trabalhar , estudar, investir ou até se aposentar, saiba que a Itália o aceitará como residente temporário ou permanente.

Lógico que para tudo isso, é muito importante o planejamento, afinal são muitas coisas para organizar.


ESTUDAR E MORAR NA ITÁLIA


- Para estudar na Itália, vai precisar um visto de estudante, que poderá obter correios (Poste Italiani), da cidade o permesso di soggiorno per motividi studio. E o ano acadêmico na Itália se inicia entre Setembro e meados de Outubro e as pré-inscrições nas universidades são feitas entre os meses de maio e junho. O calendário para o estudante está no site : STUDENTI STRANIERE DO MIUR (Ministero de'll Instruzione università e Ricerca).

- Defina o curso e a universidade, consulte UNIVERSITALY - MIUR;

- Separe suas documentações necessárias: Históricos escolares, e certificados de conclusão do ensino fundamental e médio e talvez até a pré-escola. Pois, para poder se matricular no ensino superior do país, são necessários, exatos 12 anos de estudo. Seus documentos deverão ser traduzidos, juramentados e apostilados (Haia).

- Faça sua inscrição e posteriormente dê entrada no seu visto, consulte o consulado da Itália, próximo a sua casa , por quê além do seu visto de estudo será necessário a pré-inscrição, lembra?

Se possuir cidadania europeia tudo ficará mais fácil. www.infinitiintercambio.com.br .


TRABALHAR E MORAR NA ITÁLIA

Se pretende ficar de forma definitiva e legal , será necessário uma vaga de emprego, veja o post aqui no nosso blog, onde damos várias dicas como arrumar uma vaga DE EMPREGO na Itália. https://www.infiniticidadania.com.br/post/trabalhar-na-it%C3%A1lia-2021.


INVESTIR E MORAR NA ITÁLIA

Saiba que a Itália tem um visto especial para quem quer investir E morar por lá. Precisará comprovar sua disponibilidade econômica na AGENZIA DELLE ENTRATE .

www.grupoinfiniti.com.br


Tipos de vistos para morar na Itália:

Estudo/Pesquisa

Trabalho

Investimento

Tratamento Médico

Visita de Parentes

Reigresso

Residenza Eletiva

Adoção


APOSENTAR E MORAR NA ITÁLIA

Após longos anos de jornada de trabalho, finalmente a aposentadoria e por que não morar na Itália?

Se você possuir cidadania Italiana , mais fácil, se não tiver, existe uma proposta de lei fiscal de 2019 que para poder morar legalmente na Itália com uma taxação diferenciada de 7% sobre todas as rendas , chama-se visto de Residenza Elettiva ("residência escolhida"), ou visto D, o que significa, que escolheu espontaneamente residir na Itália e que poderá se manter financeiramente, através de rendas vindas do exterior, como: aposentadoria, ações, investimentos e etc. E não poderá exercer atividade remunerada na Itália. Deverá comprovar detalhadamente através de IR a capacidade de se manter no país com a renda aproximada de 32.000 euros por ano e que convertidos dará uma soma de R$196.000,00 por ano, se solicitar para o cônjuge mais 20% acima desse valor e para os filhos aumentará mais 5% para cada um.




65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo