Realize o sonho da

Cidadania Italiana

          A cidadania italiana é um direito reconhecido a todos os descendentes do antepassado italiano pelo princípio “Juris Sanguinis” (direito de sangue). E, para fins do reconhecimento, não existe limite geracional, ou seja, o requerente pode ser trineto, bisneto, neto ou filho de italianos. O processo de reconhecimento de cidadania italiana, por via administrativa (residência na Itália) ou judicial, ocorre em diversas etapas conforme apresentamos a seguir:

Quando iniciamos o processo de pesquisa genealógica objetivando o reconhecimento da cidadania italiana, podemos nos deparar com algumas dúvidas. Uma delas é: por onde começar? O primeiro passo é tentar buscar algumas histórias e lembranças com seus familiares. Não esqueça de anotar tudo que lhe contarem!

Com as informações que conseguiu recolher, desenhe a árvore genealógica da sua família sinalizando quem são os ascendentes italianos, mesmo que ainda não tenha certeza da nacionalidade dos seus ancestrais, sinalize quem poderia ser o seu dante causa. Porque, mesmo que não saiba quando e onde nasceu o italiano, poderá construir toda a linhagem com documentos oficiais (certidões de nascimento/casamento e óbito) dos seus ancestrais. Alguns canais poderão lhe auxiliar nesta busca, como o Cognomix, Family Search, Museu do Imigrante de São Paulo, Arquivo Nacional, Arquivo Público do Paraná, Arquivo Público do Espírito Santo, entre outros. Seguindo esses passos, conseguirá reunir informações importantes sobre o seu processo.

Mas, caso ainda tenha dificuldades nesta pesquisa, não se preocupe! Clique aqui e entre em contato conosco! Ficaremos muito felizes em poder te ajudar na busca do seu ancestral italiano através de uma consulta on-line ou presencial, aonde faremos GRATUITAMENTE uma análise documental prévia e a montagem da árvore genealógica da sua família.

Um dos requisitos para a obtenção da cidadania italiana é a apresentação do registro de nascimento do italiano (Estratto di Nascita) que transfere o direito aos descendentes. Dessa maneira, nenhum processo começa sem antes termos em mãos esse documento. Se o seu ancestral italiano casou na Itália, também precisará apresentar o estratto di matrimonio.

Você poderá solicitar uma segunda via apostilada do estratto di nascita ou matrimonio do seu dante causa diretamente a comune na qual ele nasceu e/ou casou,  através de e-mail ou correspondente autorizado. Para os nascidos e casados antes de 1.890, a busca deverá ser feita nas paróquias italianas. 
Caso prefira, a INFINITI realiza busca e pesquisa de certidões na Itália.
Não perca tempo e ADQUIRA JÁ!

        PESQUISA

ESTRATTO DI NASCITA E CERTIFICATO DI BATTESIMO

        PESQUISA

ESTRATTO DI MATRIMONIO

Também deverá ser realizada a busca no Brasil das certidões civis dos requerentes e ascendentes. Abaixo, há a listagem da documentação necessária para o processo de reconhecimento da cidadania italiana. As certidões deverão ser emitidas em inteiro teor (Digitadas/ Não apostilar antes da análise prévia para eventuais retificações. O apostilamento poderá ser realizado posteriormente.):
 
Requerente

- Certidão de nascimento

- Certidão de casamento (Em caso de divórcio, apresentar a sentença)
 
Ascendentes brasileiros seguindo a linhagem da família italiana

- Certidão de nascimento

- Certidão de casamento (Em caso de divórcio, apresentar a sentença)

- Certidão de óbito
 
Ascendente Italiano (Dante Causa)

- Certidão de nascimento (estratto dell’atto dinascita ou battesimo)

- Certidão de casamento, tendo este sido registrado tanto no Brasil como na Itália (Em caso de divórcio, apresentar a sentença)

- Certidão de óbito

- Certidão negativa de naturalização do italiano (a), emitida pelo site do Ministério da Justiça

Lembrando que esta só deverá ser emitida após a busca de todos os documentos, pois poderá haver variações de nomes que terão que ser incluídas na análise de naturalização brasileira.   

Obs.: O prazo de validade das certidões para a próxima etapa, o apostilamento, é de 1 ano após a emissão. A partir do apostilamento, elas têm validade de 1 ano até a montagem da pasta e entrada no processo de cidadania.
 
A INFINITI realiza busca e pesquisa de certidões no Brasil.
ADQUIRA JÁ

Realizaremos a pesquisa e emissão de até duas certidões civis em Inteiro Teor. Para mais certidões, preencha no formulário de compra e o valor excedente será cobrado posteriormente.

Esta é a etapa mais importante de todo o processo! Reuniremos toda a documentação obtida para uma análise minuciosa e preventiva para verificar se as informações contidas nas certidões de todos os ascendentes que te transmitem a cidadania italiana estejam em plena concordância nos quesitos nomes, sobrenomes, datas e locais de eventos, naturalidade, nacionalidade, além de números de livros, páginas e termos de registros. Se toda a documentação estiver correta, avançaremos para o Apostilamento e Tradução. Caso contrário, é preciso corrigir os erros das certidões através da retificação administrativa (via cartório) ou judicial (através de um advogado).

Essa análise é feita pela INFINITI CIDADANIA. Todas as certidões devem estar digitadas e em Inteiro Teor. ADQUIRA JÁ!

        PESQUISA

CERTIDÕES CIVIS BRASILEIRAS

        ANÁLISE DOCUMENTAL

ANÁLISE MINUCIOSA E PREVENTIVA DE TODA DOCUMENTAÇÃO REFERENTE AO PROCESSO DE RECONHECIMENTO DA CIDADANIA ITALIANA

As retificações dos documentos podem ser realizadas de forma judicial ou extrajudicial!
 

Retificação Judicial: feita por um processo judicial quando os erros não são considerados evidentes. É necessário ter a assistência de um advogado  e de provas que evidenciem os erros. 

Retificação Extrajudicial: realizada no cartório civil quando o erro é evidente, qual será interpretado pelo próprio cartório.  

        RETIFICAÇÃO JUDICIAL

HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS E GESTÃO ADMINISTRATIVA
DO PROCESSO

        RETIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL

GESTÃO ADMINISTRATIVA DO PROCESSO

Com todos os documentos validados, iremos para a montagem final da pasta, através dos processos de apostilamento, tradução e apostilamento da tradução.
 

Tradução Juramentada: a tradução juramentada é obrigatória para todos os documentos brasileiros que serão anexados ao processo de cidadania italiana.  

Apostilamento: o Apostilamento de Haia  é o ato que confere validade jurídica a um documento em âmbito internacional, isto é, um documento brasileiro, para que tenha validade na Itália, precisa seguir esta formalidade. O Apostilamento deverá ser feito tanto nas certidões civis originais, como nas traduções juramentadas.

        TRADUÇÃO JURAMENTADA

DOCUMENTOS CIVIS

        APOSTILAMENTO

DOCUMENTOS CIVIS E TRADUÇÕES JURAMENTADAS

Se preferir, poderá contratar a montagem da pasta documental completa.
 

        PASTA DOCUMENTAL | AVÔ ITALIANO

MONTAGEM DE PASTA COM ATÉ 10 DOCUMENTOS CIVIS SEM RETIFICAÇÃO

        PASTA DOCUMENTAL | BISAVÔ ITALIANO

MONTAGEM DE PASTA COM ATÉ 15 DOCUMENTOS CIVIS SEM RETIFICAÇÃO

        PASTA DOCUMENTAL | TRISAVÔ ITALIANO

MONTAGEM DE PASTA COM ATÉ 20 DOCUMENTOS CIVIS SEM RETIFICAÇÃO

        PASTA DOCUMENTAL | TETRAVÔ ITALIANO

MONTAGEM DE PASTA COM ATÉ 25 DOCUMENTOS CIVIS SEM RETIFICAÇÃO

Com a pasta documental pronta, o requerente irá decidir se fará o processo via residência ou ação judicial (paterna ou materna)! 

Para mais informações, clique aqui e preencha o formulário. Retornaremos o contato em breve.

E, para quem já possui o reconhecimento da cidadania italiana, podemos lhe auxiliar com os seguintes serviços:

CIDADANIA VIA MATRIMÔNIO

RENOVAÇÃO DE PASSAPORTE

DESEJA UM RETORNO OU UMA ANÁLISE DE DOCUEMNTAÇÃO GRATUITA?

Unidade São Paulo
Rua do Bosque, 1621 - Barra Funda
Tel: +55 11 97679-5846
E-mail: contato@infiniticidadania.com.br

PARA FALAR COM NOSSA EQUIPE 

LIGUE OU ENVIE UM EMAIL PARA:

Email: contato@infiniticidadania.com.br

Whatsapp: +551197679-5846

Unidade Itália
Sicília - Itália 
Tel: +39 391 3135561
E-mail: contato@infiniticidadania.com.br

© 2020 INFINITI CIDADANIA. Todos os direitos reservados